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Com esses pilares programáticos

colaboramos para o impacto social na educação




1.GESTÃO

Disseminação de ideias, soluções e iniciativas de processos para a gestão educacional.



2.PESQUISA & ESTUDO

Disseminação de ideias, soluções e iniciativas metodológicas e de processos para a área educacional.



3.ENSINO & APRENDIZAGEM

Disseminação de tecnologias educacionais, preferencialmente de livre acesso, contendo metodologias e/ou processos que auxiliem a área educacional com aplicação simples, fácil, rápida e objetiva.

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EDUCAÇÃO +NEWS ENCONTRO #011

O Uso do Celular na Escola

  • janeiro/2025
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Pesquisas de institutos renomados como datafolha e nexus demonstraram que a grande maioria dos brasileiros é a favor de algum tipo de restrição

A Lei nº 15.100/2025

Proibição do uso, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante a aula, o recreio ou o intervalo entre as aulas, para todas as etapas da educação básica, com o objetivo de preservar a saúde mental, física e psíquica garantia da adequação ao contexto local e da participação da comunidade escolar, observado o princípio da gestão democrática do ensino público.

As justificativas para a implementação da lei - prejuizos

Desde 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a dependência digital, a nomofobia, como um transtorno caracterizado pelo medo irracional de estar sem o celular ou outros aparelhos eletrônicos. Estudos também apontam que o uso indiscriminado de telas pode ocasionar impactos negativos, como distrações, prejuízo à dinâmica de ensino e comprometimento das interações sociais.

Além disso, diversos problemas constatados na infância e adolescência no Brasil, como o aumento dos índices de ansiedade e depressão, estão diretamente ligados ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos. De acordo com pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 72% das crianças avaliadas tiveram aumento da depressão associada ao uso do celular.

As justificativas para a implementação da lei - leitura crítica da tecnologia

O relatório Unesco faz uma leitura crítica da tecnologia nas salas de aula e afirma que seu uso não pode ser "soberano" e a Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que esse excesso de tecnologia leva a prejuízos na comunicação, problemas no sono e atrasos no desenvolvimento cognitivo.

Acompanhe como foi o nosso encontro #011 que destacou a lei que determinou a proibição do uso de celular nas escolas de todo o Brasil.

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