Projetos Educacionais

Aqui você encontra bancos de projetos educacionais abertos e gratuítos*

  • ...
  • ...
  • ...

Propósito

Oferecer uma base de dados sobre ideias de projetos educacionais para serem implementados.

MENUIE
 RECURSOS ABERTOSREA
Recurso Acessar Objeto
Currículo+     CM O Currículo+ é uma plataforma online de conteúdos digitais (vídeos, videoaulas, jogos, animações, simuladores e infográficos), disponibilizados por um processo de curadoria realizado por uma equipe composta por Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico de diversas Diretorias de Ensino da Rede do Estado de São Paulo (Brasil), representantes de todos os níveis de ensino e disciplinas do Currículo. Tem como objetivo incentivar a utilização da tecnologia como recurso pedagógico para inspirar práticas inovadoras em sala de aula, a fim de promover maior motivação, engajamento e participação dos alunos com o processo educativo, visando, prioritariamente, o desenvolvimento da aprendizagem e oferecer aos professores e alunos recursos digitais para reforçar, recuperar ou complementar os estudos, dentro ou fora da escola.
Lume UFRGS     LUFRS O LUME, Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, manifesta os significados de conhecimento, luz e brilho. Foi criado para fornecer acesso online ao acervo digital da Universidade e a outros documentos que, pela sua relevância ou importância histórica, a Universidade decidiu disponibilizar, tendo como objetivo coletar, preservar, divulgar e disponibilizar o acesso a documentos acadêmicos, científicos, artísticos e administrativos, valiosos resultados de pesquisas e textos escritos na Universidade, bem como a acervos históricos e outros documentos relevantes, mesmo aqueles não produzidos na UFRGS, para fornecer uma variedade de recursos valiosos. O acervo digital é composto por textos, imagens, vídeos, imagens em movimento e gravações de áudio, em sua maioria de código aberto. O acesso a algumas informações é restrito aos usuários cadastrados na UFRGS.
MultiRio SME     MR A MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro (Brasil), vinculada à Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos e no canal do YouTube incluem séries audiovisuais, animações e reportagens que contribuem para o desenvolvimento da ação docente e para a ampliação do acesso a conteúdos e práticas diversos pela comunidade escolar.
EducaMídia     SEPR O Instituto Palavra Aberta, com apoio do Google.org, coordena o projeto EducaMidia que proporciona um conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos — dos impressos aos digitais.
SEED/PR Ciências     SEPR Recursos didáticos de ciências (artigos, atividades experimentais, astronomia, atividades lúdicas, links interessantes, trechos de filmes, imagens, recursos de formação, sugestões de leitura) catalogado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Brasil).
LABEH da UNB     LUNB Repositório de pesquisa, informação e divulgação do ensino de Idade Média, elaborado pela Profa. Dra. Edlene Silva associada da área Teoria e Metodologia do Ensino de História do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutora em História pela mesma instituição e uma das coordenadoras do LABHIS (Laboratório de Ensino de História da Universidade de Brasília), que visa contribuir para o saber crítico sobre a História Medieval e para uma intensificação das relações entre a Universidade e a escola. O imaginário medieval, ao mesmo tempo tão perto e tão longe de nós, é uma referência importante para a compreensão da Civilização Ocidental e para a História do Brasil.
Stellarium Web     STEW O software Stellarium Web, desenvolvido por Fabien Chereau e seu irmão Guillaume, é um planetário de código aberto para o seu computador que mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.
ProfMobile     PRMB O “ProfMobile: uso dos dispositivos móveis na docência” tem por objetivo apoiar a construção de um planejamento de aula levando em consideração o perfil do aluno mobile. O conteúdo está organizado em 4 módulos. No módulo 1, quem é e quais são as principais características do sujeito mobile. No módulo 2 apresentará como os dispositivos móveis (DM) podem ser utilizados pelos professores no âmbito educacional. No módulo 3, serão trazidos exemplos de planejamentos de aula, em forma de Arquiteturas Pedagógicas. E no módulo 4 indicará as Estratégias Pedagógicas que podem auxiliar na implementação de uma Arquitetura Pedagógica visando o uso dos DM. Além disso, o recurso também traz um Guia com instruções para a utilização do material. Apresentação disponível em .
Revista Educação Pública     REPFCECIERJ A revista Educação Pública é uma publicação da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj – Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – voltada para a divulgação de experiências e propostas de docentes para a Educação Básica. Semanalmente são veiculados artigos que a confirmam como espaço de discussão entre docentes e demais profissionais da Educação nas várias áreas do conhecimento. A revista, que alcançou o Qualis B1 da Capes, conta hoje com quase 60 mil seguidores mensais e artigos enviados por pesquisadores e professores de todas as regiões do Brasil.
Planos de Aula Plenarinho     PAPJ No portal estão disponíveis várias sugestões de planos de aula, criados especialmente para o Ensino Fundamental. A Turma acredita que a educação é a principal ferramenta de construção para uma sociedade mais justa e que a escola é o espaço, por excelência, onde se aprende a viver em sociedade. Fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, com o intuito de auxiliar os professores interessados na educação para democracia, os planos têm como principal objetivo contribuir para despertar nas crianças o pensamento crítico e reflexivo sobre valores e normas que regem a conduta humana, sendo abordados diversos assuntos, como: saúde e qualidade de vida, pirataria, a importância das regras de convivência, corrupção, água, orçamento, prevenção ao abuso sexual, dentre outros. A ideia é contribuir para que os professores do ensino fundamental tenham uma ferramenta a mais ao prepararem as suas aulas. Fonte: plenarinho.leg.br-Camara dos Deputados

HOM    Voltar Menu Projetos Educacionais

 FONTES DE IDEIASIE
Ideia Acessar Objeto
Pertencimento     PRMB Pintar, limpar, arrumar, criar são palavras que aliadas com ações ajudam a desenvolver o sentimento de pertencimento em uma comunidade escolar.
Resiliência     PRMB Do dicionário-s.f. condição de voltar à forma original, mesmo que deformada. Mostrar exemplos de resiliência encoraja e fortalece as pessoas.
Biomas     PRMB O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Pampa, Mata Atlântica e Caatinga. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e fauna.
Inglaterra, Reino Unido ou Grã-Bretanha     PRMB Reino Unido-País formado por Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra. Grã-Bretanha-Maior Ilha Britânica que engloba Inglaterra, País de Gales e Escócia. Inglaterra-Um dos países do Reino Unido. Fonte: BBC Brasil.
Física     PRMB Física no Fusca propõe a inovação no ensino da Física nas aulas
Ano Bissexto Explicado     PRMB O tempo que a Terra leva para percorrer 365 dias é de 365 e 1/4 de dias, então a cada quatro anos temos que adicionar o dia atrasado.
Canal de Tv/Rádio da Escola     PRMB As profissões de jornalista e repórter ganharam inovações nos últimos anos. Youtuber e podcaster são apenas alguns exemplos de uma área em franca expansão, com TVs e rádios aumentando seus espaços nos streamings. Diante desse cenário, seria interessante as escolas terem um canal de TV/rádio da própria escola, a fim de proporcionarem aos alunos(as) a possibilidade deles serem responsáveis pelo canal e aprenderem sobre essas novas atividades. Então, bora lá compartilhar essa ideia para suas comunidades e proporcionar um aprendizado de ambientação na prática para os alunos(as)!

HOM    Voltar Menu Projetos Educacionais


BIBLIOTECAS VIRTUAISIE

Biblioteca Acessar Objeto
Project Gutenberg     PG O Project Gutenberg é uma biblioteca online que disponibiliza mais de 70.000 e-books gratuitos e foi o primeiro fornecedor de livros eletrônicos gratuitos, ou e-books. Michael Hart, fundador do Project Gutenberg, inventou os e-books em 1971 e sua memória continua a inspirar a criação de e-books e conteúdo relacionado até hoje.
Internet Archive     IARC O Internet Archive é uma biblioteca sem fins lucrativos com milhões de livros, filmes, software, músicas, sites gratuitos e muito mais.
Biblio     BIBB Biblioteca virtual de literatura com mais de 50 autores brasileiros cadastrados.
Biblioteca Online de Ciências da Comunicação (BOCC)     BOCC A Biblioteca Online de Ciências da Comunicação (BOCC), fundada por antonio Fidalgo em 1999, apresenta mais de 30 temáticas sobre o universo da comunicação.
Storyline Online     STRL O site de alfabetização infantil premiado e indicado ao Daytime Emmy® da Fundação SAG-AFTRA, Storyline Online®, transmite vídeos com atores famosos lendo livros infantis junto com ilustrações produzidas de forma criativa. Os leitores incluem Oprah Winfrey, Chris Pine, Rosario Dawson, Viola Davis, Terry Crews, Connie Britton, John Lithgow, Jennifer Garner, Betty White e dezenas de outros. Storyline Online é 100% gratuito e está disponível 24 horas por dia para crianças, pais, cuidadores e educadores em todo o mundo. Cada livro inclui currículo suplementar desenvolvido por um educador credenciado, com o objetivo de fortalecer a compreensão e as habilidades verbais e escritas dos alunos da língua inglesa.Storyline Online é um programa da Fundação SAG-AFTRA. A Fundação é uma organização sem fins lucrativos que depende inteiramente de presentes, subsídios e doações para financiar o Storyline Online e produzir todos os seus vídeos.
Plenarinho Revistinhas     RVPL Biblioteca virtual com 17 revistinhas HQ da Turma do Plenarinho contendo temas como bullying, intolerância, corrupção, patrimônio, pirataria, combate ao mosquito e muito mais.
plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados
Plenarinho Cidadania     CIPL Biblioteca virtual com temas sobre cidadania como consumismo, publicidade infantil, democracia e muito mais.
plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin     PG A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP) e foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida por Guita e José Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São cerca de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente.
Biblioteca Fundação Educar     PG A Biblioteca da Fundação Educar acredita que um mundo mais justo passa por uma sociedade que inclui, respeita e convive bem com a diversidade. Oferecer às crianças leituras que tragam, de forma lúdica, um olhar aberto para o mundo do qual ela faz parte e, ao mesmo tempo, lhe inspire a ser protagonista de sua vida, está em sintonia com a transformação que tanto sonhamos para a sociedade.

HOM    Voltar Menu Projetos Educacionais


MUSEUS VIRTUAISIE

Museu Acessar Objeto
Pinacoteca de São Paulo - Brasil     STRL A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais, com ênfase na arte brasileira do século 19 até hoje. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o mais antigo museu de arte na cidade. Está localizada no antigo prédio da Escola de Artes e Ofícios, projetado no final do século 19 pelo escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo. A Pinacoteca apresenta cerca de 30 exposições e recebe cerca de 500 mil visitantes por ano e possui um acervo virtual.
Museu do Amanhã - Brasil     STRL O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Master. Conta ainda com a Shell como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sendo um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que estão por vir e também busca promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta.
Museu do Louvre - França     STRL Considerado o maior museu de arte do mundo e um dos monumentos históricos de Paris situa-se na margem direita do rio Sena e possui um acervo virtual.
Palácio de Versalhes - França     STRL Listado nos últimos 30 anos como Patrimônio Mundial da UNESCO, o Palácio de Versalhes constitui uma das melhores realizações da arte francesa do século XVII. O antigo pavilhão de caça de Luís XIII foi transformado e ampliado por seu filho Luís XIV, que aqui instalou a Corte e o governo da França em 1682. Até a Revolução Francesa, uma linhagem de reis se sucedeu, cada um se revezando para embelezar o Palácio.A Galeria dos Espelhos, os Grandes Apartamentos do Rei, os jardins…
Instituto de Arte - Estados Unidos     STRL Situado em Chicago o museu permite explorar milhares de obras de arte na coleção do museu – desde ícones renomados até obras menos conhecidas de todos os cantos do mundo – bem como livros, escritos, materiais de referência e outros recursos.
Museu Nacional Aéreo Espacial - Estados Unidos     STRL Situado em Washington o museu permite descobrir a maravilha do ar e do espaço explorando locais e artefatos que levaram os humanos a novos patamares e que realmente estavam fora deste mundo.
Museu Britânico - Inglaterra     STRL A notável coleção do Museu Britânico abrange mais de dois milhões de anos de história e cultura humana, incluindo objetos mundialmente famosos como a Pedra de Roseta, as esculturas do Partenon e múmias egípcias.

HOM    Voltar Menu Projetos Educacionais


QUALIFICAÇÕES EADIE

Instituição Acessar Sobre
Fundação Bradesco | Escola Virtual - Brasil     FBEV A Escola Virtual é um portal de e-learning dedicado a oferecer cursos gratuitos e 100% on-line em diferentes áreas de interesse, como Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Metodologias de Aprendizagem, Negócios e Inovação, Produtividade, Programação e Tecnologia da Informação.
Polo | Itaú Social - Brasil     STRL Cursos autoformativos (sem a mediação de um tutor ou professor, você faz a gestão do seu próprio tempo para concluir o curso dentro do período estabelecido. O aprendizado é realizado por meio de conteúdos em diversos formatos, como vídeos, textos, infográficos e testes) e mediados (você terá interação com o professor ou tutor, sendo acompanhado durante todo o percurso, em atividades síncronas ou assíncronas. Os cursos mediados são oferecidos na modalidade livre) on-line gratuítos e certificados para quem atua com educação.
Saberes Senado Federal | Escola de Governo - Brasil     STRL O Saberes é um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, baseado no Moodle, que visa facilitar a aprendizagem. É nesse ambiente que o participante dos cursos a distância do ILB terá acesso aos conteúdos, realizará as atividades, enviará e receberá mensagens e terá acesso às suas notas e certificado. Os cursos são sem tutoria para o público em geral, gratuítos e com foco na administração pública.
Eleve | Câmara dos Deputados - Brasil     IFRS Eleve é o ambiente de aprendizagem dos cursos a distância gratuitos, 100% on-line e com certificado da Câmara dos Deputados.
Instituto Federal Rio Grande do Sul - Brasil     STRL Cursos gratuítos, abertos e 100% on-line com certificação em diferentes áreas de interesse, como ambiente e saúde, ciências exatas, ciências humanas, educação, gestão e negócios, programação, idiomas, literatura e infraestrutura.
Harvard University - Estados Unidos     HVUN Cursos gratuítos e 100% on-line (com certificação paga) em diferentes áreas de interesse, como humanidades, ciências sociais, ciência da computação, programação, ciência, saúde e medicina, design de arte, educação e ensino, negócios e matemática.
TED Ideias mudam tudo - Estados Unidos     STRL O TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) é um site com inúmeros vídeos de palestras e conferências gratuítas e 100% on-line disponíveis no TED Talks. Descubra ideias que valem a pena conhecer e divulgar em diferentes áreas de interesse, como psicologia, negócios, liderança, educação, IA, saúde mental, motivação, comunicação, crescimento pessoal, esportes e linguagem.

HOM    Voltar Menu Projetos Educacionais


DATAS ESPECIAISIE

Data Acessar Assunto
01 de janeiro     STRL Confraternização Universal.
25 de janeiro     STRL Aniversário da cidade de São Paulo.
30 de janeiro     STRL Dia da Saudade.
31 de janeiro     STRL Dia do Mágico.
01 de fevereiro     STRL Fevereiro Roxo | Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.
Fevereiro Laranja | Leucemia.
Dia do Publicitário.
02 de fevereiro     STRL Dia de Iemanjá.
Dia de Nossa Senhora dos Navegantes.
04 de fevereiro     STRL Dia Mundial do Câncer.
Aniversário de Macapá.
05 de fevereiro     STRL Dia do Dermatologista.

HOM    Voltar Menu Projetos Educacionais

*ATENÇÃO

Esta curadoria restringe-se ao conteúdo indicado nos links/URLs deste banco de projetos educacionais. Outros conteúdos (inclusive pagos), propagandas ou peças publicitárias presentes no(s) site(s) e canal(is) original(ais) de acesso ao conteúdo sugerido não fazem parte da sugestão desta curadoria. O eventual acesso de outros conteúdos no site e canal original está sob total responsabilidade do usuário. Ressaltamos que nossa curadoria restringe-se à conteúdos abertos e gratuítos. Professor(a) e profissionais de educação, antes de utilizar o conteúdo digital com alunos(as), acesse e conheça-o para certificar-se de que atende aos objetivos pedagógicos esperados. Contamos com seu apoio, caso algum link/URL esteja com problemas de acesso favor nos comunicar para que possamos analisá-lo a fim de alterá-lo ou retirá-lo do respectivo banco de curadoria.